JOSÉ VIANA

Vive e trabalha em Belém/PA. Sua produção parte da ideia de paisagem como experiência, ao sentir, perceber e partilhar o mundo que lhe atravessa. Da fotografia encontra ressonâncias no vídeo; e do desejo de ir além das imagens técnicas, passa a coletar elementos, reorganizando o espaço em instalações, com pequenas esculturas, pinturas e textos. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes / UFPA . Atualmente co-gestiona a Associação Fotoativa (2014-2020); e desde 2016, com Camila Fialho, conduz a RaioVerde, plataforma de edição e criação em arte. 

Dentre os principais trabalhos destacam-se as exposições individuais Breu das Horas, com curadoria de Camila Fialho, realizada na Associação Fotoativa, durante o X Colóquio de Fotografia e Imagem (Belém, PA, 2018); Exílio do Tempo, com curadoria de Pablo Mufarrej, parte da programação FCP Continuum, Casa das Artes / Fundação Cultural do Pará (Belém, PA, 2019); a obra pública e permanente Ímpeto, localizada no Portal da Amazônia, resultado do Prêmio Arte Monumento Brasil / Funarte (Belém, 2016); e a instalação 330 (ou sobre uma única viagem), com autoria de RaioVerde, na Temporada de Projetos/ Paço das Artes, sede do MIS/SP (São Paulo, 2015). 

Seus trabalhos já integraram exposições coletivas no Brasil, Argentina, Uruguai, País de Gales, França e Espanha. Atualmente Viana segue com investigações plásticas a partir do âmbito de criação que nomeou como Exílio do Tempo, na casa ateliê em que vive, a Oficina Colorado. Em paralelo, está interessado em Sentir América através de residências-residenciais fortalecendo redes de afeto. Espaço, ficção, literatura expandida são palavras chave que permeiam o atual momento do seu trabalho

LOCALIZAÇÃO

Tv. Frutuoso Guimarães, 611 - Campina - Belém/PA - 66015-055

kamarakogaleria@gmail.com

+55 (91) 3261 4809

COPYRIGHT © 2020 KAMARA KÓ GALERIA