top of page
TIMELINE, de Alberto Bitar

Publicado em 07/04/2019

As imagens de Alberto Bitar propõem traçar uma relação referente à trajetória de séries de grande relevância nesse movimento de Bitar. Não por acaso, o título da mostra “TIMELINE”, em tradução, Linha do Tempo, com obras que vão desde Solitude, com fotografias que compuseram a primeira exposição individual do fotógrafo, às mais recentes, como da série Imêmores, e inéditas da série Sobre o Lugar de Alguém- FF , produzidas em 2018 e 2019.

Timeline-Capa-Facebook.png

 

 

TIMELINE permite repensar o segmento contínuo da existência a partir de cenários percebidos, captados, recortados e submetidos ao olhar. Alberto Bitar expande o olhar silencioso e perspicaz do espectador, ao conduzi-lo imageticamente por dores, fluxos e sensações, presentes melancolicamente em suas obras. 

São obras, na sua maioria, do acervo da galeria que há oito anos o representa em Belém, mas também de outros acervos particulares e do próprio fotógrafo, incluindo duas de um trabalho mais recente impressas para essa exposição. As obras estão divididas em diferentes fases da vida do autor. Se no início, o espectador encontrará as obras embrionárias da carreira, com fotografias em P&B e as primeiras experiências em baixa velocidade, passando pelas imagens fluidas e em movimento, de Êfemera Paisagem. A coleção se completa com obras em que o autor propõe refletir nossa condição de impermanência a partir da violência urbana, em Corte Seco, e a relação entre tempo e memória, temas latentes em sua vida e carreira.

Alberto Bitar iniciou sua trajetória como fotógrafo em 1991, acumulando, desde então, exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tendo também participado da 30ª Bienal Internacional de São Paulo, da 10ª Bienal do Mercosul e do Panorama da Arte Brasileira, no MAM/SP. Ganhou, em duas ocasiões, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2010 e 2012); Possui obras em diversos acervos, como na Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), no MAM/BA (Salvador), na Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, no MAC/USP e no MAM/SP, na Coleção FNAC Brasil, no MAR/Rio de Janeiro, no MACRS e no MARGS (Porto Alegre).

bottom of page