top of page

4a Edição do COLETIVO DE DEZEMBRO - 2019

Publicado em 01/12/2019

O projeto COLETIVO DE DEZEMBRO é um convite para quem deseja conhecer a atual produção de fotografia e audiovisual paraense em sua multiplicidade – e adquiri-las a um preço acessível. Ao todo, nesta edição, o projeto exibiu trabalhos de 15 artistas das artes visuais, com as mais diversas temáticas e estilos, e a abertura aconteceu no domingo, dia 1º dezembro, dentro do programação do 29ª edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha. 

capa-facebook-coletivo-de-dezembro-2019-

De Miguel Chikaoka estavam disponíveis obras P&B realizadas a partir de câmeras analógicas, com uso ainda de filme em película, resultando em cópias no papel Ilford pérola. O fotógrafo experimentou, em 2012, um ano de reconhecimento nacional com o Prêmio Brasil de Fotografia, onde foi o artista homenageado, além de receber a Ordem do Mérito Cultural, o maior prêmio na área cultural concedido pelo governo federal.

O público também pode conferir obras de Flavya Mutran, da séries de fotografias “Metal Masters” e DELETE.use, que tratam de ficções particulares sobre clássicos da História da Fotografia disponíveis na web. 

Ionaldo Rodrigues integrou o coletivo com obras do “Selo Impresso”, oferecendo ao público do Circular um conjunto de impressões em diferentes formatos, como zines fotográficos e pôsteres de séries de imagens inéditas, entre outros.

De Alexandre Sequeira, a mostra exibiu  imagens de série “ Residência São Jerônimo”, resultado do Prêmio Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística da Fundação Cultural do Estado do Pará – 2016.

O “Coletivo de Dezembro – 2019” exibiu ainda obras de Anita Lima, Alberto Bitar, Guido Elias, Pedro Cunha, Danielle Fonseca, Lucas Negrão, Paulo Meira, Martin Perez, Armando Queiroz, Debora Flor e Walda Marques.

bottom of page